Música nas Igrejas

Para ouvir a música mais bonita da paróquia

O Globo - junho de 2008

O Globo - junho de 2008

A iniciativa partiu da cravista e atual diretora do projeto, Rosana Lanzelotte, que fazia apresentações de música clássica no Outeiro da Glória, no fim da década de 80. Em 1993, a Secretaria Municipal das Culturas estendeu a série para outros bairros e regiões.

– Sempre tive a preocupação de resgatar o repertório que havia sido composto para as Igrejas – conta. – Há carência de espetáculos de qualidade nos bairros da Zona Norte. E igrejas existem em qualquer lugar. Dessa maneira, as pessoas se sentem mais confortáveis. É a adequação da música, no espaço das igrejas, à elevação das pessoas, que aproximam seus espíritos daquele que é o nosso Criador – completa.

Para Rosana, o público da Zona Norte é fiel e se emociona com o espetáculo.

– Muitas vezes percebemos que as pessoas nunca tinham visto um concerto de música clássica. E elas se sentem presenteadas por um espetáculo de qualidade. O Música nas Igrejas faz cair por terra a história de que o povo não gosta de espetáculo clássico. Quando há oferta, preço bom e o projeto é feito com carinho, o público é receptivo e sensível – garante.

Em 2008, o Música nas Igrejas completa 15 anos e, para comemorar, a programação será em torno das comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real ao Rio. De acordo com Rosana o repertório é formado por obras e compositores do período em que a Corte portuguesa permaneceu no Rio de Janeiro, originários da música erudita carioca e brasileira. A programação de 2008 está no site www.rio.rj.gov.br/musica.

Procurando algo?

Use o campo abaixo para procurar pelo site:

Ainda não achou? Deixe um comentário ou entre em contato!

Arquivos

Todas as entradas, em ordem cronológica