Violoncelo Virtuose na Praça XV

5 de abril Р17h РIgreja N. S. do Bonsucesso (Pra̤a XV)

Rosana Lanzelotte e Anotonio Meneses
Rosana Lanzelotte e Antonio Meneses

Violoncelo Virtuose

Antonio Meneses e Rosana Lanzelotte estrearam a parceria na abertura da série Música nas Igrejas em 1993. O interesse de Antonio pela música barroca – já havia registrado as suites para cello de Bach – os conduziu à gravação das sonatas inéditas de Carlo Graziani, realizada na Europa para o selo Sanctus. O violoncelo utilizado por Antonio Meneses é de Alessandro Gagliano, feito em Nápoles, ca. 1730.

Ele apresenta, ao lado de Rosana e de Alberto Kanji (cello), sonatas virtuosísticas de autoria do francês Bréval e dos italianos Graziani e Boccherini, todos violoncelistas do séc. XVIII, que elevaram o instrumento à categoria de solista. Completa o programa, uma rara sonata de Haydn, escrita originalmente para violino e viola.

Violoncelo Virtuose
Antonio Meneses (cello), Rosana Lanzelotte, Alberto Kanji (cello)

Jean Baptiste Br̩val (1756 Р1825) РSonata V em sol maior
Franz Joseph Haydn (1732 – 1809) – Sonata op. 93 (Hob. VI, 1) (1777)