Temporada 2009

Concertos de Páscoa - clique para ampliar
Concertos de Páscoa – clique para ampliar

A série Música nas Igrejas começa sua temporada 2009 com novidades e homenagens. Os 200 anos de morte de Franz Joseph Haydn e a celebração do Ano da França no Brasil são os temas dos concertos que a criadora da série, a cravista Rosana Lanzelotte, traz ao público carioca. O formato de distribuição dos concertos pelo ano também mudou: serão apresentados em três blocos, com o primeiro – os Concertos de Páscoa – começando dia 1º de abril. O patrocínio é da Carioca Engenharia, APSA, Luso Brasileira e Prefeitura do Rio de Janeiro.

Nos programas desta primeira parte da série, que há quinze anos vem levando concertos gratuitos a diversos bairros da cidade, peças compostas para as cerimônias da Semana Santa, incluindo algumas raridades – caso das Sonatas de Haydn e Bréval interpretadas por Meneses, Rosana e Alberto Kanji, dia 5; o programa inclui, além das sonatas virtuosísticas de Haydn -  uma rara sonata de Haydn, escrita originalmente para violino e viola – o francês Bréval, peças dos italianos Graziani e Boccherini, todos violoncelistas do séc. XVIII, que elevaram seu instrumento à categoria de solista.

São também um programa raro as Lições de Trevas, de Couperin, que serão cantadas pelo premiado Bene+Dictus, conjunto de canto gregoriano dirigido por D. Felix Ferrà, no dia 1º, e com a ambiência original: um candelabro de 15 velas preside a cena musical; a cada versículo cantado, uma das velas é apagada, até a completa escuridão. É também a comemoração dos dez anos de atividades do grupo, dedicado  ao canto gregoriano, à polifonia medieval, renascentista e à música barroca.

Como parte das comemora̵̤es do Ano da Fran̤a no Brasil, Rosana convidou o cravista Olivier Baumont, um dos grandes nomes mundiais do instrumento na atualidade Рautor de diversas grava̵̤es premiadas com o Diapason de Ouro e Choc da Revista Le Monde de la Musique Рpara um programa, no dia 3 de abril, em torno da m̼sica da corte dos reis franceses em Versalhes РLuis XIV, Luis XV e Luis XVI, com pe̤as de Rameau e Couperin, entre outros.

E o Quarteto Bosísio faz sua estréia na cena musical brasileira trazendo, em duas apresentações, a originalíssima obra encomendada a Haydn em 1785. São sete adágios destinados a acompanhar a meditação da cerimônia das Sete Últimas Palavras de Cristo, a ser realizada na Sexta-feira Santa na Catedral de Cadix. A obra não tem similar na história da música. Um movimento introdutório e o final, intitulado “Terremoto”, emolduram sete sonatas em andamentos lentos Estes concertos, dias 4 e 6/4, terão a participação da atriz Ester Jablonsky, que lê os versículos das Sete Últimas Palavras.

Além dos cinco concertos, três apresentações para estudantes serão realizadas neste primeiro bloco da série. Os concertos didáticos – realizados às 14h30 nos dias 1, 3 e 6 – proporcionam aos jovens, em muitos casos, a primeira experiência de acesso à música de qualidade. A parceria com a Secretaria Estadual de Educação, estabelecida em 2008, continua este ano e traz estudantes de regiões carentes de oferta cultural. Os concertos são acompanhados de comentários sobre os autores e repertório, para ampliar a compreensão do público jovem.